domingo, 4 de setembro de 2011

“Não dá para acreditar”


Minas Gerais continua descumprindo uma lei federal. Estado não paga o Piso Salarial Profissional Nacional determinado pela lei federal 11. 738/08. Conforme o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), publicado no dia 24/08, “é constitucional a norma geral federal que fixou o Piso salarial dos professores do ensino médio com base no vencimento e não na remuneração global.” O subsídio, forma de remuneração implantada no estado, não é Piso Salarial, mas remuneração global, conforme descrito nos artigos segundo e terceira  lei Estadual 18.975/10. O governador anunciou que o sindicato reivindica 300% de reajuste mas a reivindicação da categoria é o pagamento do Piso Salarial Profissional. O governador não recebeu reivindicação de 300% de reajuste e sim de cumprimento da lei de piso. Ele ainda afirma que a adesão a greve é de 20 %,  e a mesma atinge 50 % do estado. E acredito que a estratégia de minimizar o movimento não é o melhor instrumento para resolver o conflito em questão. A proposta aprovada pelo STF  é de um  piso Salarial para os professores é de 1.187,97 ,  e a comitiva do governo alega que não possui recursos para efetuar e cumprir a lei, oferecendo um piso, entorno de R$712,00.
   “Queremos  dizer que os professore não querem esmola, e sim um salário digno,  para que a cada dia não possa diminuir o interesse dos alunos de tornarem professores por causa do salário  de fome e da falta de segurança para esses trabalhadores.” Gostaríamos de saber onde está a massa da presidenta Dilma e o que ela tem a dizer desta questão, porque  até a o ponto que sabemos,  ela esteve aqui em Minas e não pisou em hospitais públicos para ver o caos em que se encontram e não passou nem perto da manifestação dos professores. Uma profissão tão digna está se tornando uma vergonha, os professores tem sofrido ameaças e até agressões físicas; onde está a segurança para esses profissionais? E se ninguém mais quiser ser um(a) professor(a), você governador irá das aula para os alunos? E o senhor tenha a certeza que se não der o piso salarial imediato para os professores, na próxima eleição o senhor não chegará nem perto do senado. As escolas públicas, lugar onde trabalham os professores, está uma verdadeira vergonha, e eles dignos, todos os dias saem de suas casas e com boa vontade passam os seus conhecimentos para os alunos, e é por esse e outros motivos que estes profissionais da educação devem ter um salário justo. Queria só ver se fossem os filhos dos governantes, senadores, etc.,  se estudassem em escolas públicas, e  se seria esta bagunça que é hoje. “Nota “0” para este governo que vocês recebem eles preparam as pessoas para serem gente de bem e vocês só se preocupam com seus bolsos.
Caros alunos e pais
Pedimos ajuda para  apoiar a greve, porque  os professores só estão lutando pelo direito deles, mas sozinhos será muito difícil. Então acho que está na hora de nos juntarmos e unirmos forças para vencer o governo. Não irá adiantar ficar com raiva dos professores,  eles são tão vítimas do governo como nós,só estão fazendo o que é certo, reivindicando os seus direitos enquanto trabalhadores, e nós devemos nos  juntar para pedir melhorias na educação pública,  a volta as aulas , e acima de tudo o pagamento do Novo piso Salarial Nacional para os professores, que corretamente não aceitaram a proposta governador de pagar um piso de R$712,00. Isto não é salário decente para um profissional que estudou por quase vinte anos. Já está mais que na hora de alguém agir. Afinal: A UNIÃO FAZ A FORÇA!!!
Caros professores
Saibam que não estão sozinhos nesta luta, porque agora isso, ou seja esta causa, se tornou problema dos alunos e dos pais também, e o governador pode ter certeza que não vai ficar barato.
Caro “governador”
Eu tenho certeza que você lutou muito para conquistar o respeito que tem hoje, e os professores só estão fazendo o mesmo! Dizem até que você é professor, mas não pensa e age como tal.  Também tenho certeza que se você é um homem de bem que dizia ser na época de eleição, vai entender isto, então prove que tem caráter e que se preocupa com as pessoas deste estado e libere o Piso Salarial para os professores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário